sexta-feira, 3 de julho de 2015

Continues e Game Overs #4: Mundos Gigantescos, Reinos Distantes e Muito Loot no Caminho


Hoje estamos vivendo uma febre nos jogos online, por parte dos MOBA, League of Legends, Smite, DOTA 2 entre muitos outros, com vários campeonatos rolando ao redor do mundo, mas a alguns anos atrás não era bem assim. Antes da vinda dos MOBA,  a febre era por parte dos MMORPG e os FPS, que faziam a alegria do pessoal nas lan-houses. Hoje vou falar sobre os MMORPG, esses jogos que nos fazem ter uma segunda vida praticamente, viajando por distâncias quilométricas (ou usando teleporte para encurtar caminho), enfrentando os mais diversos inimigos e realizando diversas missões para poder upar o máximo possível.

E no começo, havia o teclado...


Tudo o que temos começou aqui
Os MMORPG são datados desde 1970, porémantigamente eram baseados em textos como Zork e Dungeons & Dragons. O primeiro MMORPG da era moderna que se tem notícia é o Meridian 59, lançado em 1996, mas apenas em 1997 com o jogo Ultima Online foi que esse gênero ganhou força. Esses dois títulos trouxeram os moldes dos "Massive Multiplayer" que conhecemos, com a cobrança por mês do jogador, ao invés dos tradicionais planos por horas jogadas. Cobrando 10 dólares na época de seu lançamento, foi aumentando com o tempo, conforme a concorrência aumentava. Na mesma época, na Coreia do Sul, esses estilos de jogo estavam se tornando muito popular, como por exemplo Nexus: The Kingdom of the Wind, criado por Jake Song, lançado em 1996, e conseguindo uma marca de mais de 1 milhão de assinantes. O segundo jogo lançado por Song foi Lineage, em 1998, que conseguiu ser um sucesso maior ainda, alcançando a marca de milhões de assinantes na Coreia e em Taiwan, dando a sua desenvolvedora, NCsoft a força necessário para se firmar no mercado de MMORPG.

Em 1999, a Sony Online Entertainment lançou EverQuest, trazendo o gênero fantasia para o Ocidente. Ele manteve um império de 5 anos nos EUA, recebendo muitas expansões e jogos relacionados. Na época foi um sucesso tão grande que até revistas como a Time e outras publicações relacionadas a jogos voltaram seus olhos para o jogo, focando nos aspectos sociais e controversos devido a sua popularidade. Mais tarde foi lançado Asheron's Call, sendo outro sucesso, completando o chamado "Os Três Grandes" (Ultima Online, EverQuest, Asheron's Call). Apesar de repetir o ambiente de fantasia, ele tinha um universo original e inovador. Nos anos 2000 não vieram tantos lançamentos impactantes, com exceção de World of Warcraft, que até hoje se mantém firme e forte, com milhões de jogadores ao redor do mundo, lançado no ano de 2004. No outro lado do mundo, na Coreia, estava sendo lançado Ragnarok Online em 2002, baseado no manhwa de sucesso, criado por Lee Myung Jin. Após algum tempo, ele começou a ser espalhado pela Ásia, Europa, Oceania e América. No Brasil, Ragnarok Online foi o primeiro MMORPG a ser distribuído oficialmente na língua portuguesa, com servidores nacionais.

Reino Disto, Reino Daquilo


Uma coisa comum em praticamente todos os MMORPG são os reinos, onde você cria seu personagem e tem suas aventuras, cada um desses reinos é uma cópia do mundo virtual do jogo. Cada servidor é independente dos demais, não havendo interação entre jogadores que estejam em reinos diferentes, apenas entre jogadores que estejam no mesmo reino, cada reino possui um ou mais administradores (ou como são conhecidos, os GM), que mantém o servidor em funcionamento e a ordem entre os jogadores (nem sempre né). Há também os servidores alternativos, que funcionam como cópias ilegais dos servidores originais (o popular servidor pirata).

Mas hoje, os MMORPG não possuem mais a mesma força, muito se perdeu pela criação dos MOBA, que além de trazer um tipo de jogo novo, trazem algo gratuito, não necessitando de uma assinatura paga por mês, fazendo com que muitos acabem migrando para ele, porém isso não quer dizer que os MMORPG estão com os dias contados, alguns já estão no mercado a anos e não perdem seu posto a nada, como World of Warcraft, Perfect World, Ragnarok entre outros. Então vamos upar até dizer chega e até mais pessoal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário