quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Comics & Cosmics #11: Quando os Vilões Vencem...

Mesmo muitas vezes derrotados no final, diversos vilões vencem, o tempo todo.



O "normal", ou melhor dizendo, o clichê é vermos o vilão ser derrotado no final da história. Pelo menos em contos mais clássicos o herói consegue vencer o oponente maléfico e salvar tudo e todos. Mas mesmo nestas histórias, existe momentos em que o antagonista faz proezas vis contra o mocinho e seus amigos. Não seria essa pequenas vitórias? Pode ser que seja a vitória de batalhas e não da guerra, mas e se for um ato que marcará todos para sempre, mesmo com a morte de seu causador?

As histórias em quadrinhos estão repletas de clichês, mas também de ótimas histórias e artes. Uma coisa, no inicio, eram as aventuras simples, onde aparecia um vilão e no final o super herói da vez o derrotava. Mas as HQ's foram crescendo, as histórias foram amadurecendo, novas ramificações foram surgindo por todos os lados, novas possibilidades. Os vilões foram ficando mais sinistros (alguns) e por vezes poderosos e devido a maioria dos heróis seguirem uma especie de código de honra de não matar, eles sempre voltavam. E uma hora ou outra, eles venceriam.

Coringa, famoso inimigo do Batman, espancou Jason Todd, o segundo Robin com um pé de cabra e depois deixou o garoto para morrer em uma explosão. Também deixou Bárbara Gordon paraplégica e supostamente a estuprou. O Duende Verde jogou Gwen Stacy do alto de uma ponte e o Homem Aranha incapaz de pega-la a tempo, viu sua amada quebrar o pescoço e morrer. Então, mesmo que o Homem Morcego quebrou todos os ossos do corpo do palhaço do crime e o Aranha capturou o Duende, eles venceram. Em sua cabeça, em seu momento. Deixaram marcas eternas nas vidas das pessoas, eles perdendo no final ou não.

E não para por aí. O Mercenário, quando foi contratado para matar o Demolidor, viu diante de si um oponente que não conseguia vencer, então, ele matou a amada do herói. Tirou uma vida que doeu tanto no vigilante como se tivesse lhe tirado a sua própria. Assim como aconteceu com o Lanterna Verde, que encontrou a namorada morta dentro da geladeira, logo após retornar de uma aventura espacial.

Mas nem só de perda de entes queridos são feitas as vitórias dos vilões. As vezes, eles conseguem atingir o herói em questão diretamente. Quando Superman lutou contra Apocalipse, mesmo após uma luta ferrenha, venceu no final, ao preço de sua própria vida (não que tenha durado muito tempo). Batman já caiu em uma armadilha e depois de recapturar todos os detentos do Arkham em uma noite, perdeu vergonhosamente uma luta para o Bane, onde teve sua coluna partida.

O Homem Aranha já foi sedado e enterrado vivo, enquanto Kraven assumiu seu lugar e manchou mais ainda sua imagem pública, e Dick Grayson que foi espancado e teve sua identidade secreta revelada pelo Sindicato do Crime, tudo em rede nacional.

Então sim, caro leitor, os vilões ganham muitas vezes. Deixam marcas irreparáveis nos adorados heróis e em seus entes queridos, que eles são obrigados a carregar para sempre, mesmo que o vilão em questão, esteja morto.

2 comentários:

  1. Muito legal!! Adorei o blog, vou visitar sempre!
    Super beijo..

    https://ameninaqueamacozinhar.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lilian, fico feliz que tenha gostado e volte sim!

      Abraços!

      Excluir