sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Comics & Cosmics #12: Além das Capas e Collants


Olá leitores, uma verdade universal é que estamos tendo uma enorme onda de super-heróis, mas quem conhece apenas os heróis pelos filmes pensa que todos os eles usam roupas especiais, fazem de tudo para salvar o mundo e combater os vilões em nome de um bem maior, mas não é bem isso em todas as histórias, muitas vezes o "herói" está apenas atrás de vingança pessoal, ou faz as coisas pensando apenas em si mesmo, visando algum lucro, ou muitas vezes o protagonista nem é um herói, e é esse tipo de conto que temos nas HQs do selo Vertigo, que trazem histórias mais adultas e profundas, bem diferente do que vemos mais na mídia, como os Vingadores e os X-Men.

O selo Vertigo foi criado em 1993, inaugurando a segunda fase do Monstro do Pantano, e logo em seguida foram lançados Watchmen e Sandman sob este selo. Watchmen já mais conhecido pelo publico, por ter seu filme lançado em 2009 (que por sinal foi uma excelente adaptação). O selo foi criado para atrair leitores que procuravam por historias mais profundas e pesadas, sem ter que ligar com associações de pais histéricos preocupados com que seus filhos estão lendo. Outra grande mudança foi o mais reconhecimento dos roteiristas, como Neil Gaiman e Alan Moore, numa época em que os desenhistas recebiam um maior destaque, Vertigo era a única linha de quadrinhos que colocava o roteirista acima do desenhista.

Logo no começo de suas historias, muitos personagens tinham uma forte ligação com o Universo DC (aqueles que leram os primeiros volumes de Sandman tiverem uma grata surpresa com as participações especiais), mas que ao longo do tempo foram se distanciando, surgindo sagas que não tinham nenhuma ligação, como Sweet Tooth, Fábulas, Preacher entre outras sagas.

Os grandes nomes por trás das HQs


Como ja foi dito, os quadrinhos da Vertigo foram os primeiros a destacar os roteiristas ao invés dos desenhistas, e graças a isso hoje temos grandes nomes na mídia como Neil Gaiman. É impossível cita-lo sem falar de Sandman, a saga de Morfeus criou muitos fãs ao longo do mundo (inclusive esse que vós fala).

Também temos Alan Moore, o autor do aclamado Monstro do Pantano, ressuscitando o personagem que já estava caindo no esquecimento e fazendo-o entrar no alto escalão de personagens sobrenaturais da DC e não podemos deixar de comentar sobre Garth Ennis, escritor das premiadas series Hellblaze e Preacher (que recebera uma serie ano que vem). Mas mesmo com o maior destaque, os desenhistas não ficam para trás, trazendo muitas historias com traços bem reais e fortes, como Steve Dillon, desenhista de Hellblaze e Preacher, David Lloyd, desenhista da graphic novel V de Vingança.

Histórias para se ler antes de morrer


Vou trazer uma pequena resenha sobre algumas ótimas historias da Vertigo, seria impossível tratar sobre todas essas sagas em um único dia, isso que algo que teremos aqui no blog com o tempo, mas para já terem o gostinho, temos um post sobre as Fabulas aqui no blog (clique aqui para conferir).

Sandman: considerara uma obra-prima saída da cabeça de Neil Gaiman, nas 75 edições conhecemos Sonho, um dos sete Perpétuos, que são os primeiros sete seres que surgiram no universo (alem dele existem Morte, Desejo, Desespero, Destruição, Delírio e Destino), a historia é uma verdadeira viagem no tempo mostrando Sonho interagindo com os mortais em diferentes épocas, causando impactos significativos na humanidade, alem de mostrar vários personagens que acabam tendo suas vidas mudadas graças as aventuras dele e a trama de vários outros personagens.

Preacher: criado por Garth Ennis, a historia de Preacher parece ter saído da cabeça de um louco (mas que HQ não se parece com isso né), somos apresentados ao ex-pastor Jesse Custer, que acaba sendo possuído por uma entidade chamada Gênesis, que era fugitiva do Paraíso, um ser tão poderoso que os anjos morrem de medo dela, e ao perguntar para os anjos o porque de Deus não resolver isso, o anjo diz que Deus teria desistido da humanidade e ido embora do Céu, Jesse, sua ex-namorada Tulipa e o vampiro irlandês Cassady partem em busca de Deus para cobrar explicações.

Bom gente é isso, para aqueles que estão procurando por historias mais maduras e adultas (algumas das quais regadas a muito sexo, drogas e violência) não tem mais que procurar, agora é só ler.



Nenhum comentário:

Postar um comentário