segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Comics & Cosmics #9: Quando os Contos de Fada Crescem


Olá leitores, hoje trarei uma matéria sobre uma das melhores sagas já publicadas pelo Vertigo (afinal, tem alguma saga ruim dela?), chamada de Fábulas, como toda a história da Vertigo, ela tem uma temática mais adulta, trazendo todos os personagens que já conhecemos, desde a nossa infância, mas para a nossa realidade, morando em um bairro em Nova York, vivendo (ou pelo menos tentando) ter uma vida normal, após todas as tragédias que tiveram.

Era uma Vez...


A história nasceu das mãos de Bill Willinghan e Mark Buckingham, com sua primeira edição sendo
The Big Bad Wolf
lançada em 8 de maio de 2002, com muitas críticas positivas, incluindo muitos prêmios Eisner.

A HQ se passa na Cidade das Fábulas, um bairro de Nova York em que vivem todos os seres dos contos de fada, que tiverem que fugir de sua terra natal, dos exércitos de um ser chamada Adversário. O reino das fadas existia em uma realidade alternativa, mas tudo acabou sendo dominado pelovilão, e aqueles que não queriam ser escravizados ou mortos fugiram. Muitos personagens que eram ricos no reino das fadas tem uma vida de classe média na Terra, tendo que ter trabalhos normais para conseguir sobreviver, como o casal Bela e a Fera, ou a Branca de Neve. As 150 edições mostram as aventuras que a comunidade tem, para conseguir criar uma nova vida naquela terra estranha, e para não deixar que os os Mundanos (os humanos normais), descubram suas reais identidades. Um dos artífices para esconder a verdadeira identidade daqueles que não tem forma humana é o Glamour, um tipo de magia que esconde a forma verdadeira de qualquer um e para aqueles que não conseguem se esconder, existe um outro lugar chamado A Fazenda, onde moram todos os outros seres que incapazes de esconder sua verdadeira forma, como o porco Collin, um dos três porquinhos.

Mesmo com uma vasta gama de personagens, existem alguns que tem um destaque maior nas histórias, como Bigby Lobo, o lobo mal de todas as histórias, aquele que caçou a Chapeuzinho Vermelho e o que atacou os Três Porquinhos, porém durante o período do exílio, enquanto eles fugiam, todos receberam anistia, pois estavam no mesmo barco, e quando se fizeram na Cidade das Fábulas, se tornou o xerife da cidade, mantendo (ou tentando) a ordem na cidade. Outra personagem de muito destaque é a Branca de Neve, que na história tem uma irma gêmea, a Rosa Vermelha. Branca foi uma das várias pessoas da realeza que veio para a Terra sem nada de sua fortuna, e trabalha na prefeitura, tentando manter a ordem, sob as ordens do Rei Coole.

Fora das Páginas


Fábulas construiu toda a sua fama nos quadrinhos, além de sua saga principal, tiveram alguns spin-offs criados a partir de alguns personagens secundários, como Jack of Fable, que mostra as aventuras de João (o da historia do pé de feijão) e Fairest, um conto mais focado no elenco feminino da saga, isso sem contar o ótimo jogo da Telltale Game, chamado The Wolf Among Us, para aqueles que já estão familiarizados com jogos de point-and-click dessa empresa como a saga The Walking Dead ou Game of Thrones, vai adorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário