segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Comics & Cosmics #14: O Mundo Onírico de Sandman


Olá leitores, como alguns de vocês devem ter visto, eu já escrevi uma matéria sobre os quadrinhos do selo Vertigo da DC Comics (para quem não leu, cliquem aqui), e hoje vou falar sobre um titulo especifico. É difícil falar desse selo e não lembrar da obra-prima escrita por Neil Gaiman, Sandman, a história de Morpheus e da família de perpétuos, que arrebanhou milhares de fãs ao redor do mundo, e não foi a toa, pois se trata de uma algo muito cativante, com diversos personagens marcantes ao longo da saga, e outros conhecidos da cultura popular que nos cativaram imensamente (Lucifer é o melhor exemplo desse tipo de personagem). Mas vamos aprender um pouco mais como essa maravilhosa história nasceu.

O Começo do Sonho


Criado em janeiro de 1989 por Neil Gaiman, a história se passa em nosso mundo, sob os olhos de
Morpheus, um dos sete Perpétuos, que são seres que personificam características dos seres vivos, existentes desde o inicio do universo e são eles Destino, Morte, Delírio (que antes se chamava Deleite), Desespero, Desejo e Destruição. Muitas histórias de Sandman mostram vários momentos da história, que só aconteceram por causa da interferência de algum Perpétuo, como as peças escritas por Shakespeare, que foram escritas a pedido de Morpheus. E além dessa viagem do tempo que temos em algumas edições, ainda temos as edições com aventuras de Morpheus pelos planos, pois além da Terra, temos diversas outros lugares a se visitar, como o Sonhar, onde fica o reino de Morpheus, com seu castelo com seus asseclas, que também são alguns personagens bem conhecidos de diversas histórias, como Eva, Cain, Abel entre vários outros. E além desses personagens mais recorrentes temos vários outros que iam e viam nas sagas, alguns tendo momentos marcantes, como Lúcifer, que teve uma presença tão forte na saga, mesmo não tendo tantas aparições, as que teve já tiveram força para que ele ganhasse diversos fãs, tantos a ponto de ter seu próprio titulo solo, e a Morte que também ganhou algumas edições especiais. Além dela, o único outro perpetuo a ganhar outra edição especial foi Destino, com uma saga chamada Crônicas de Mortes Anunciadas (altamente aconselhável para se ler).

Também é possível notar que por se passar no Universo da DC Comics, temos a aparição de alguns heróis bem famosos, como os integrantes da Liga da Justiça nas primeiras edições, Jonh Constantine, Etrigan entre outros personagens. Para aqueles que gostaram da saga, ou tem curiosidade de começar a ler, aqui vai a cronologia das sagas, para que não quer ficar perdido: (AVISO: ALGUNS PEQUENOS SPOILERS A CAMINHO).

Sandman: Prelúdios Noturnos (01-09): a primeira saga, que mostra um mago chamado Roderick Burgess, que com uma poderosa magia consegue capturar Morpheus, causando um enorme distúrbio no Sonhar por mais de 70 anos, afetando muitas pessoas ao redor do mundo, e após a libertação, Morpheus começa a correr atrás do tempo perdido, de seus itens de poder, é ai que temos a aparição de diversos personagens nessa empreitada como Batman, Caçador de Marte, Constantine entre outros.

Sandman: A Casa das Bonecas (10-16): essa saga mostra um relacionamento mais próximo dos Perpétuos com os humanos, sendo a primeira saga a mostrar ao mesmo tempo a Terra e o Sonhar. Na Terra somos apresentados a Rose Walker e Unity Kinkaid, enquanto no Sonhar Morpheus ainda esta arrumando as coisas em seu reino, caçando sonhos que fugiram e tendo que lidar com um "vórtice do sonho", um ser humano que nasce de era em era que pode colocar todo o sonhar em perigo.

Sandman: Terra dos Sonhos (17-20): Nessas pequenas histórias, somos apresentadas a Calíope, um antigo amor de Morpheus e somos apresentados como nasceu o acordo entre Morpheus e Willian Shakespeare, sendo sua primeira peça sendo assistida por uma plateia um tanto incomum.

Sandman: Estação das Brumas (21-28): Essa eu considero uma das melhores sagas, onde temos Morpheus se arrependendo de uma antiga ação sua e indo até o inferno corrigi-la, mas chegando lá, se vê diante de Lúcifer dizendo que não é mais o senhor do inferno, e entregando o reino para Morpheus, nessa saga somos apresentados a diversos planos, mostrando diversas divindades que querem esse reino, cada uma com suas respectivas ambições.

Sandman: Espelhos Distantes (29-31 e 50): Essas três edições nos trazem historias rápidas,
mostrando algumas histórias paralelas, de reis e governantes e alguns contos ambientados ao longo da história por Morpheus.

Sandman: Um Jogo de Você (32-37): essa saga é protagonizada por Barbie (uma mulher que teve participação na saga A Casa das Bonecas), que começa a ter problemas no seu reino que existem em seus sonhos, mas os problemas atingiram uma magnitude tão grande que acabou chamando a atenção de Morpheus, e nessa saga somos apresentados a Thessaly, uma bruxa que irá desempenhar um papel fundamental no destino final de Morpheus.

Sandman: Convergência (38-40): Essas pequenas histórias mostram a reunião de alguns personagens que já haviam aparecido nas edições passadas.

Sandman: Vidas Breves (41-49): nessa saga, temos como destaque a irmã dos Perpétuos, Delírio que tem a ideia de ir procurar seu irmão desaparecido, Destruição. Ela convence Morpheus a sair com ela nessa empreitada. Essa é uma saga cercada de mortes, e que para conseguir a informação principal, Morpheus teve que tomar uma difícil decisão, uma que traria consequências drásticas a partir dali (para quem quer saber o que ele fez, selecione a área em branco: Morpheus tem que matar seu filho, para que ele revele a localização de Destruição).

Sandman: Fim dos Mundos (51-56): essas saga mostra uma "tempestade da realidade", que leva milhares de seres de todos os pontos da história para a "Estalagem Fim dos Mundos", e para passar o tempo eles dividem suas histórias, algumas com as presença de Morpheus e outras com a presença de outros Perpétuos.

Sandman: Entes Queridos (57-69): As consequências vindas da saga Vidas Breves se desenrolam diretamente aqui, com um ataque furioso das Bondosas a Morpheus e seu reino, e além disso tem que lidar com uma conspiração entre dois seres extremamente malignos, e tem um desfecho trágico.

Sandman: Despertar (70-75): Após o final surpreendente da saga Entes Queridos, temos uma  grande reunião no Sonhar, com os vários que fomos apresentados ao decorrer da saga, e na última edição temos o final da história de Morpheus com Shakespeare, com ele finalizando sua ultima peça para o Rei dos Sonhos.

Bom gente, é isso, esse post acabou ficando mais longo do que eu imaginava, mas se tratando de uma saga como Sandman, é difícil falar dela em poucas palavras, e para aqueles que já leram a saga principal, existem diversas outras com Morpheus como protagonista, como Sandman Prelúdio, que começou em 2013 e foi anunciado que será finalizada esse ano, e a graphic novel Noites em Fim, com sete contos, cada um com um Perpetuo, perfeito para quem quer conhecer mais desses personagens.



Nenhum comentário:

Postar um comentário