sexta-feira, 11 de setembro de 2015

O Bom, O Mal e o Feio #9: O Homem Sem Medo


Olá leitores, hoje vou falar sobre um herói que se tornou muito famoso esse ano, graças a sua excelente série lançada pelo Netflix. Ele, o advogado cego vigilante mais famoso da Marvel, Demolidor, o herói não é tão desconhecido do grande público como os outros heróis que também terão suas series exibidas pelos Netflix, graças ao seu filme (que não chega aos pés da série), lançado em 2003, mas vamos aprender um pouco mais sobre a incrível trajetória desse personagem.

O Nascimento da Lenda


O personagem nasceu da dupla Stan Lee e Bill Everett, no ano de 1964, e chegou no Brasil, algum tempo depois, em 1968, sob o nome de Defensor Destemido, hoje em dia esse nome soa estranho, mas é a tradução mais próxima de Daredevil, porém  um nome desse não emplacaria, então houve a mudança para Demolidor. Ele foi o segundo herói cego dos quadrinhos, sendo o primeiro o Doutor Meia-Noite. A origem do personagem foi realmente algo um tanto clichê, o jovem Matthew "Matt" Michael Murdock acabou se envolvendo em um acidente com um caminhão de lixo tóxico. Esse lixo fez com que ele perdesse sua visão, mas em compensação teve todos os seus sentidos elevados ao extremo, entretanto no começo ele não tinha controle nenhum, e teve que treinar muito para domina-los e vingar a morte de seu pai Jonathan "Jack" Murdock, também conhecido como "O Batalhador", um boxeador em decadência que foi morto por não ter entregado uma luta cuja as apostas estavam altas contra ele. Após muito tempo treinando Matt toma para si uma vida dupla, durante o dia ele trabalha de advogado, na agência que ele abriu com seu melhor amigo Foggy Nelson e de noite ele atua como o Demolidor, no bairro de Hell's Kitchen.

Mas o começo da carreira do vigilante não foi nada fácil, sendo relegado a papéis secundários, e em suas historias o personagem quase não possuía vida pessoal, chegando ao ponto de que Stan Lee criou um irmão gêmeo para Matt chamado Mike, que era totalmente o contrario de Matt, sendo muito extrovertido e exibido. Mas as histórias acabaram confundindo os fãs, e após algum tempo ele acabou tendo sua "morte" simulada por Matt. Apenas nos anos 80, quando um jovem desenhista e escritor chamado Frank Miller tomou conta da revista, essa foi a reformulação que o personagem precisava, tendo sua origem recriada, agora sob uma temática mais adulta, Frank Miller conseguiu deixar o universo do personagem muito mais forte e realista, e foi nesse remake que trouxe os personagens clássicos que estão até hoje nos quadrinhos do vigilante, como a assassina Elektra  e o seu inimigo mortal, o Mercenário.

A partir dai vieram diversas sagas, com seus altos e baixos, mas uma das mais clássicas foi com certeza a Queda de Murdock, que também veio pelas mãos de Frank Miller, mostrando a guerra de Matt contra o Rei do Crime. Uma saga também muito aclamada pelos fãs foi a Diabo da Guarda, escrito por Kevin Smith e desenhado por Joe Quesada, essa saga foi lançada sob o selo Marvel Knights, que trazia alguns personagens com uma temática bem mais adulta, como o Motoqueiro Fantasma e o Justiceiro. A saga Diabo da Guarda abordou um lado mais religioso de Matt.

Além dos quadrinhos, o Demolidor já apareceu em diversas mídias, como o filme em 2003, protagonizado por Ben Affleck, mas esse não vale a pena ver, se vocês quiserem ver uma boa origem do personagem, o mais aconselhável é ver a série feita pelo Netflix, que foi baseada na HQ escrita por Frank Miller, então pode esperar algo bem forte. Além disso, o personagem já teve a presença carimbada em diversos jogos, como Marvel Ultimate Alliance 1 e 2 e Marvel Nemesis: Risa of Imperfects como personagem jogável, além de fazer aparições especiais em outros como Marvel Vs Capcom 3.

Bom gente é isso, esse é um personagem que acabou voltando para a mídia com tudo, e de todos os heróis, ele (em conjunto com o Homem-Aranha) são os mais humanos, pois alem de suportar a vida de vigilante, ainda tem que zelar pela sua vida social. Se você está procurando um herói sem tanto glamour, um pouco mais realista e brutal, Demolidor é a pedida certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário