quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Zona Literária #09: A Trilogia dos Espinhos



Hoje vou falar de mais livros, da trilogia toda de uma vez. Essa em especial, pertence um subgênero conhecido como "Dark Fantasy", não há histórias de amor no melhor estilo capa e espada, a linha entre o bem e o mal não existe, no lugar vemos postos de vista e interesse diferentes que entram em conflito em meio a um cenário devastado. E por último, mas não menos importante, não há herói. O protagonista é um anti herói, beirando a vilania. Pronto para conhecer Jorg Ancrath?

O cenário remete ao que parece ser uma Europa da Idade Média em uma Terra paralela, mas a leitura logo irá revelando, de maneira sutil, mais como um pano de fundo, que tudo é mais do que aparenta.

Somos logo de cara tendo a história sendo narrado pelo ponto de vista de Jorg Ancrath, muito mais que isso, ele conta a história, com seus pensamentos, ações e todas as demais conversas. Ainda na juventude não temos nada de heroico no personagem, ele mata, pilha e comanda um bando de carniceiros. E neste momento você deve estar se perguntando o motivo disso tudo e o livro trata de explicar. Jorg é um príncipe, porém quando era mais novo a carruagem em viajava com sua mãe e irmão mais novo foi atacada. Ele foi arremessado em um arbusto de roseira brava, e enquanto os espinhos lhe perfuravam a pele lentamente e o impedia de se mover, ele viu a mãe e o irmão mais novo serem brutalmente assassinados.

Mais tarde, o garoto descobre que isso foi feito a mando do tio e seu pai não faz quase nada a respeito, o deixando impune e assim se inicia o caminho de sangue e vingança de Jorg Ancrath.

Prince of Thorns


O primeiro livro da trilogia foca-se em mostrar como o garoto de 13 anos se tornou líder de um bando de foras da lei e o que se desenrola depois que ele resolve voltar para casa com seus matadores a tira colo e confrontar o pai depois de tanto tempo longe. É basicamente uma história de vingança, regada a sangue sob o olhar de adolescente sem pudor em matar, que possui uma língua afiada e um comportamento imprevisível.

Jorg faz o que quer e quando quer, simplesmente porque ele colhões para fazer. Então prepara-se para espadas, mortos vivos, assassinatos e reviravoltas. Onde o mais interessante não é o personagem e suas virtudes e sim os seus defeitos.

King of Thorns


De longe o melhor dos três. Jorg volta mais velho agora e rei de um pequeno reino nas montanhas. Do lado de fora de seu castelo um exército que supera em muito o seu em números liderados por um homem melhor que ele em todos os sentidos, e isso o enfurece muito. O livro viaja pelo tempo e espaço, mostrando como um jovem Jorg conseguiu os recursos para enfrentar a batalha de sua vida e no presente como lida das melhores maneiras possíveis para destruir seu inimigo aos poucos.

Desta vez seus talentos para a crueldade são usados de maneiras engenhosas em batalhas épicas ao longo do livro e com cartas na manga dignas do protagonista e seu brilhantismo.

Esse é o livro onde eu li o momento mais sinistro com mortos vivos em um cenário de fantasia.

Emperor of Thorns


O último livro nos traz um protagonista mais velho e com suas tendências sociopatas e ânsia para matar mais controladas, embora usadas sem pudor quando é necessário. 

Para explicar um pouco o inicio, basta dizer que melhor que ser Rei é ser Imperador e por isso Jorg se encaminha para a Centena, onde os reis de todos os reinos se reúnem a cada quatro anos para elegerem um Imperador. Porém há muito tempo ninguém é eleito, afinal, cada um vota em si mesmo.

Mais uma vez tempos os saltos temporais, mostrando passado e presente e conforme nosso personagem se aproxima da cidade onde haverá a votação, perigos cercam tudo e todos. Um exércitos de mortos vivos marcha, enquanto fantasmas milenares tramam.

Embora o livro tenha seus méritos e tenha fechado a trilogia bem, está muito longe da qualidade do segundo. Muitos perigos são apresentados e nenhum é realmente mortal (embora seja de fato), simplesmente não dão essa sensação. O desfecho pode decepcionar um pouco, e muitas coisas que poderiam ser mais bem exploradas, são meia que deixadas de lado para mostrar outras sem relevância.



Enfim, está é minha opinião a cerca dos 3: Primeiro OK e até bastante instigante, segundo maravilhoso e terceiro um pouquinho decepcionante. Mas de qualquer forma é uma trilogia que eu super recomendo.

Não esqueça de comentar e compartilhar se gostou. E se der vontade de ler, os livros foram publicados no Brasil pela editora Darkside (acabamento de luxo e capa dura). Compre pelo nosso banner do Submarino!

Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário